Movies

Todo Dia

Adaptação de livro teen de sucesso é pura comédia romântica entretém ao levantar questões sobre o que é se apaixonar de verdade

everydaymovie2017

Texto por Flávio St Jayme (Pausa Dramática)

Foto: Paris Filmes/Divulgação

Com o recente crescimento dos romances adolescentes nas livrarias era apenas consequência natural que eles logo chegassem às telas de cinema. Depois de longas adaptados de livros como A Culpa é das Estrelas, Cidades de Papel, Como Eu Era Antes de VocêSe Eu Ficar Com Amor, Simon, chegou a vez de outro queridinho dos leitores virar filme.

Todo Dia foi sucesso de vendas no mundo todo. O romance meio filosófico de David Levithan traz a história menos comum dentre seus pares. Aqui o amor acontece não entre dois jovens, mas entre a jovem e uma “alma”. Não, não é nada nível Ghost. Vamos explicar.

A é um adolescente que tem um dom incomum: ele acorda cada dia em um corpo diferente. Sua alma, sua essência, é masculina, mas ele pode acordar amanhã no corpo de um homem ou de uma mulher. Sempre com a sua idade. A não se incomoda com isso, aprendeu a lidar com a situação desde pequeno. Até que um dia conhece Riannon e se apaixona por ela. A vai precisar então fazer de tudo para reencontrá-la e fazer com que a garota goste dele, mesmo com sua peculiaridade.

Tanto o livro de Levithan quanto o filme resvalam nas implicações morais de se “ocupar” o corpo de outra pessoa, ainda que por um dia, e A vai sempre tomar o cuidado de interferir nesta vida o mínimo possível, mas qualquer interferência é inevitável. Quando se apaixona por Riannon, o protagonista vai se ver obrigado a dividir seu segredo e a “usar” do corpo em que está para convencê-la.

Engraçado e romântico, Todo Dia (Every Day, EUA, 2017 – Paris Filmes) funciona quase como uma nova rom-com adolescente. Seus protagonistas não são chatos como de costume, seu ritmo é interessante, sua trilha sonora é bacana e mesmo as questões que ele levanta, ainda que nada muito profundas, são relevantes. Por exemplo: será que Riannon vai manter um relacionamento com A quando ele aparecer como uma garota?

Dirigido pelo novato Michael Sucsy e com Justice Smith e Anya Taylor-Joy no elenco, Todo Dia funciona como uma Sessão da Tarde que entretém sem emburrecer. A história é capaz de derreter os corações de todas as idades e que pode levantar inúmeras questões sobre o que é se apaixonar de verdade.

Deixe um comentário