Movies

Verão de 84

Apesar de parecer somente mais uma obra revivalista dos anos 1980, trama de suspense se revela melhor do que o esperado

veraode84movie

Texto por Flávio St Jayme (Pausa Dramática)

Foto: Divulgação

Como alguém que cresceu na década de 1980, é  impossível não ver com certa desconfiança essa onda de revival que tomou conta do cinema e da TV. Stranger Things, It, Pose… são inúmeros os exemplos. Então, não foi com outra atitude senão com um pé atrás que comecei a assistir a Verão de 84 (ainda sem distribuidor e data de lançamento no Brasil). A aventura de suspense juvenil deixa claro sua proposta já no título. Mas será que este era somente mais um revival genérico? Tive minha dose de pochetes, ombreiras, New Kids on The Block, O Clube dos Cinco e Goonies. Então pra que revisitar tudo isso? Vale a pena?

Quatro amigos num subúrbio às voltas com um mistério e problemas da adolescência. Já vimos isso em todos os exemplos citados acima. E Verão de 84 (Summer Of 84, no título original) começa exatamente assim, sem muita originalidade. Mas o que parecia só mais um filme, de repente, vai crescendo e se mostrando melhor que o esperado.

Davey, Eats, Curtis e Woody estão entediados nas férias de verão. Sem muito o que fazer, vão de brincadeiras ainda infantis à revistas pornográficas escondidas pra matar o tempo. Até que a TV noticia o aparecimento de um serial killer na região e os garotos se põem a investigar, desconfiando de todos à sua volta. Pode parecer que a história não é das mais originais. No entanto, seu desenrolar vai ficando cada vez melhor e quando chega em seu ápice é impossível não ficar de boca aberta com o desfecho.

Enquanto fazem suas buscas, os meninos conversam sobre coisas que pra nós, hoje, são clássicas, como Star Wars, Gremlis e Comandos em Ação (hoje conhecidos como GI Joe). Nisos, vão criando em nós uma relação de cumplicidade. Acabamos por nos ver nos quatro amigos.

Verão de 84 tinha tudo para ser só mais um título a aproveitar uma moda, como de costume. Mas seus atores (quase todos desconhecidos), sua edição com cara de filme velho, sua trilha sonora característica e seu final fazem com que ele seja um dos melhores representantes deste revival. E claro, como cria da mesma década, fui tomado pela nostalgia dele também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s