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Guns N’Roses – ao vivo

Sem fôlego e sem voz, um megacaricato Axl é carregado nas costas pelos colegas de banda para evitar constrangimento ainda maior no palco

Texto por Iná Hernandez

Foto: Multishow/Reprodução

REM, Rush, Daft Punk são alguns dos exemplos de bandas que poderiam continuar na ativa mas resolveram se aposentar. O Kiss também roda o mundo com a derradeira turnê. Aliás, até o Coldplay, que está no auge da carreira, atraindo um público gigantesco show após show, também divulgou que dará um tempo depois dessa megaturnê mundial. Brigas entre os integrantes, exaustão física e mental, falta de inspiração e vontade de continuar gravando e excursionando: não importa o motivo, a decisão foi tomada e ponto final.

Ou seja, tudo tem uma hora para acontecer. Tudo tem uma hora pra acabar. Para algumas pessoas, entretanto, dizer não ou dizer basta é uma atitude difícil. E a procrastinação supera a humilhação, ainda mais quando há fãs pagando ingressos caríssimos e quando seus colegas de grupo ainda continuam com vitalidade a todo vapor. 

O caso do Guns N’Roses entra nessa segunda categoria: a das bandas que insistem, insistem, insistem e não param. Há quem diga, aliás, que eles se aposentaram há 29 anos e não se deram conta disso. Por isso, a apresentação dos californianos nesta edição pós-pandemia do Rock in Rio 2022 foi a grande prova disso. 

A bem da verdade, o show da trupe de Axl já havia deixado a desejar na edição do RIR de 2017, quando o vocalista subiu aos palcos fora de forma e com muita dificuldade de sustentar a voz. Foi um choque! Cinco anos depois, claro, não daria para esperar outra coisa. Ou daria, sim: coisa pior. Agora Axl mostrou desde o início que não consegue mais acompanhar o desempenho de seus colegas Slash e Duff McKagan.

Antes de seguir neste texto, é preciso, sim, considerar que não é fácil chegar à terceira idade com maestria e o gogó impecável depois de ter cometido tantos abusos durante o auge da carreira. Sim, precisamos também lembrar a importância do GN’R para a história do rock. Amem ou odeiem, os caras foram responsáveis por criar um dos riffs mais conhecidos do mundo, que faz parte da playlist de geração após geração. Afinal, até artistas como Manic Street Preachers, Luna e Sheryl Crow fizeram cover de “Sweet Child O´Mine”. 

Enfim, para quem assistiu ao show da Guns N’Roses We Are F’N’ Back Tour no RiR 2022 no sofá de casa (como foi o meu caso), a aflição foi enorme. Cadê a voz? Cadê o fôlego até para sustentar o grudento assovio de “Patience”? Minha vontade era abaixar o som para evitar o constrangimento. Relatos de quem viu o concerto in loco deram conta que Axl só conseguiu sustentar a voz até a oitava canção. Depois, só no falsete. 

Tentando lembrar a vitalidade de outrora, Axl também se movimentou bastante no palco, arriscou as famosas dancinhas e trocou de figurino mais vezes que a Katy Perry e a Lady Gaga juntas. Inclusive, na cover de Bob Dylan, usou um duvidoso conjunto de cartola e camiseta, ambas com a bandeira britânica estampada, para homenagear a rainha Elizabeth II horas depois do anúncio oficial de que ela batera na porta do céu.

Quem salvou a performance daquele último dia 8 de setembro foram Slash e Duff, que continuam, sim, carregando a banda durante um set list imenso, com 28 músicas – apesar de deixarem estampado na cara que já estão de saco cheio de tocar tudo isso. Por isso, depois de percorrer várias capitais pelo Brasil, resta esperar que Axl pelo menos dê o ar da graça em Curitiba neste próximo dia 21, no penúltimo show da turnê brasileira e cuja produção, aliás, negou o credenciamento da imprensa ao evento. Mas, pelo menos, esta mesma imprensa aqui ainda tem voz. E podem até não deixar a gente fazer o nosso trabalho. Mesmo assim, em respeito a vocês, leitores, o Mondo Bacana cumpre o dever profissional e escreve sobre como o quão constrangedor é, hoje em dia, o GN’R no palco.

Set list: “It’s So Easy”, “Mr. Brownstone”, “Chinese Democracy”, “Slither”, “Welcome To The Jungle”, “Better”, “Double Talkin’ Jive”, “Live and Let Die”, “Estranged”, “Rocket Queen”, “You Could Be Mine”, “Attitude”, “Absurd”, “Hard Skool”, “Civil War”, solo de guitarra de Slash, “Sweet Child O’Mine”, “November Rain”, “Wichita Lineman”, “Knockin’ On Heaven’s Door” e “Nightrain”. Bis: “Patience”, “Don’t Cry” e “Paradise City”.

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