Music

Feira Internacional de Música do Sul 2018

Durante quatro dias, evento reúne na capital paranaense grandes nomes da atual música independente brasileira do sul do país

fims2018mulamba

Mulamba

Texto de Heitor Schumann

Fotos de Mayara Melo/FIMS

A segunda edição da Feira Internacional de Música do Sul, realizada entre os dias 20 a 23 de junho de 2018 no Portão Cultural, em Curitiba, reuniu artistas, produtores e outros profissionais do ramo para falar sobre o universo e a indústria da música. O evento ofereceu diversas atividades, como mesas de debate sobre as dificuldades de se fazer música e de viver dela, sempre com um caráter crítico sobre a indústria e com inovações no jeito de se pensar numa carreira musical, e palestras que iam desde a música sendo analisada com um cunho teórico e críticas ao ensino da mesma no mundo aos mecanismos da indústria e da distribuição na era digital.

fims2018bernardobravo

Bernardo Bravo

A FIMS também tem como objetivo tratar de negócios. Então, além das diversas atividades e workshops, promoveu dois eventos. Um são os showcases, com uma apresentação ao vivo de até vinte minutos para cada artista mostrar uma síntese de seu trabalho e cativar um público entre os possíveis consumidores e compradores de seu produto. Outros, as rodadas de negócios, na quais estes artistas ou os seus empresários têm a possibilidade de conversar com compradores interessados e fechar negócios. Os palcos dos showcases tinham um tema regional e mudavam-se os temas conforme o dia. O fechamento da programação de cada dia era feita por um artista curitibano. Alguns dos que se apresentaram e se destacaram, mostrando devem ser escutados, foram Anaadi (Porto Alegre), Bernardo Bravo (Curitiba), Brass Groove Brasil (Floripa), Central Sistema de Som (Curitiba), Soema Montenegro (Argentina), Rhaissa Bittar (São Paulo) e Tuyo (Curitiba).

fims20182de1

2de1

Enquanto o evento principal rolava entre 10 e 20 horas, o Circuito Off começava logo depois, às 21h. Nos mesmos quatro dias, alternando-se entre sete espaços culturais e com mais de 17 artistas incríveis (com os quais eu tive o prazer de interagir) de vários lugares do país. A programação combinou shows e discotecagens também temáticas, desta vez cada evento com o nome de um festival ou estilo musical. A abertura foi no Jokers e o primeiro show da noite foi da dupla paulista 2de1 (São Paulo), que já mostrou o padrão e o nível dos artistas que se apresentariam no evento, com um som incrível, muito bem produzido, vocais de tirar o fôlego e letras emocionantes. Logo depois as meninas da Mulamba (Curitiba) entraram no palco e botaram a casa abaixo com uma energia incrível. Suas letras carregadas de críticas mostraram um grande poder de composição com músicas que iam do punk ao reggae com uma fluidez espetacular. O último show da noite foi dos punks Replicantes (Porto Alegre) que fecharam a noite com chave de ouro.

fims2018estrelaleminski

Estrela Leminski

Todos as noites do Circuito Off foram igualmente impressionantes e acho que vale a pena citar alguns dos artistas que se destacaram com suas apresentações. A Ana Guimarães, a Estrela Leminski e a Isa Todt arrasaram na Ladies Night no Paradis. O Central Sistema de Som, a banda da Estrela Leminski e do Téo Ruiz e o Machete Bomb fizeram a galera pular e dançar muito no Basement Cultural. No Drops Sonora Curitiba, a Raissa Fayet, a LaBaq e a Luana Godin mandaram ver com um som muito bacana, presença de palco e interação com o público louváveis. Mas como tudo que é bom dura pouco este foi o penúltimo evento, seguido do FIMS de Festa, no Ornitorrinco, com shows de Cuscobayo e Bernardo Bravo.

fims2018tuyo

Tuyo

Os quatro dias da Feira Internacional de Música do Sul foram incríveis, com uma estrutura e planejamento impecáveis. Uma mostra de que é possível a interação entre músicos independentes de vários lugares diferentes onde todos são beneficiados. Também de que o mercado da música não é exclusivamente competitivo e frio. Pelo contrário: pode ser também acolhedor e receptivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s