News

Golden Globe Awards 2018

Filme Três Anúncios Para um Crime, minissérie de TV Big Little Lies e discurso de Oprah Winfrey são os grandes destaques da noite marcada pelas roupas pretas

goldenglobes2018oprah_gigante

Texto por Abonico R. Smith

Foto: NBC/Reprodução

Inconformada pela estúpida ineficácia da polícia para achar quem estuprou e matou a sua filha, Mildred Hayes parte para uma atitude insólita: aluga três outdoors em uma erma estrada na cidade de Ebbing, no estado norte-americano de Missouri. Neles, escreve frases que questionam a investigação. Isso, então, passa a afetra diretamente a sua vida e também a do xerife ligado ao caso.

Marcado por uma farta dose de muito humor negro e fantásticos atores em seu elenco (como a dupla de protagonistas Frances Mc Dormand e Woody Harrelson e ainda o coadjuvante Sam Rockwell), o longa Três Anúncios Para um Crime saiu dos Golden Globe Awards 2018 como o principal vencedor nas categorias dedicadas às produções cinematográficas. Foram quatro vitórias para a obra do diretor e roteirista britânico Martin McDonagh – conhecido por pérolas da comédia ainda pouco conhecidas no Brasil como Na Mira do Chefe (2008) e Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012).

Com direito ao recorde de indicações da noite (oito, no total), A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, também foi outro destaque da noite, com direito a dois prêmios, um deles para o próprio cineasta. O mesmo número dado, aliás, ao surpreendente Lady Bird – A Hora de Voar, considerado o título com mais críticas positivas da imprensa em toda a História do cinema.

O veterano ator Gary Oldman, que coleciona boas interpretações na carreira mas pouquíssimas indicações aos principais prêmios da indústria, não passou em branco e bateu outros concorrentes de peso com sua performance como o primeiro ministro birtânico da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, em O Destino de Uma Nação. Mais duas cinebiografias (O Artista do Desastre e Eu, Tonya), a nova animação da Pixar e um filme alemão sobre a intolerância do neonazismo completaram a lista de obras feitas para as grandes telas que não saíram de mãos abanando.

Já no segmento dedicado ao ano televisivo, o maior vencedor dessa edição foi Big Little Lies, minissérie produzida pelas suas protagonistas Reese Witherspoon e Nicole Kidman e com a primeira temporada exibida em 2017 pela HBO. Além do prêmio principal da noite para o seu formato, arrebatou outros três de atuação. Também em sua primeira temporada, The Marvelous Mrs Marvel (assinado pela criadora da cultuada Gilmore Girls, Amy Sherman Palladino) ficou com dois globos de ouro nas categorias dedicadas às séries de comédia ou musical, o mesmo número de troféus concedidos à dramática The Handmaid’s Tale. Atores de This Is Us, Master Of None e Fargo completaram a lista de vencedores de seriados e minisséries.

Realizada em Los Angeles na noite do primeiro domingo de 2018 (7 de janeiro), a 75ª edição dos Golden Globes foi marcada pelo maciço protesto de atrizes, diretoras, produtoras e outras profissionais da indústria cinematográfica contra o assédio sexual e o machismo ainda dominante não apenas em Hollywood como também em outras áreas e no mundo inteiro. O que se viu foi um grande desfiles de vestidos pretos no tapete vermelho como forma de adesão às campanhas #MeToo e #TimesUp, que se espalharam pela internet nos últimos meses.

A apresentadora, empresaria, atriz e produtora Oprah Winfrey emocionou a todo mundo com seu discurso incisivo a favor da força feminina, não apenas contra o assédio mas também o preconceito racial. Oprah tornou-se a primeira mulher negra a receber o prêmio especial Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra e foi aplaudida de pé por todos os presentes ao Golden Globes Internatinal Ballroom. Quem tamb;em causou comoção geral no palco foi o ator Kirk Douglas, de cadeira de rodas e lúcido aos 102 anos. Ele estava ao lado da nora Catherine Zeta-Jones, com quem formou a dupla que anunciou o prêmio dado ao melhor roteiro ao ano.

O Golden Globe Awards é a premiação anual concedida pela associação de jornalistas estrangeiros que cobrem o dia a dia da indústria cinematográfica em Los Angeles.

Vencedores de 2018

Atriz de minissérie ou filme de TV: Nicole Kidman (Big Little Lies)

Ator coadjuvante: Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime)

Atriz de série de TV (comédia ou musical): Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Marvel)

Atriz de série de TV (drama): Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)

Ator de série de TV (drama): Sterling K. Brown (This is Us)

Série de TV (drama): The Handmaid’s Tale

Ator coadjuvante de minissérie ou filme de TV: Alexander Skarsgard (Big Little Lies)

Trilha sonora original: Alexander Desplat (A Forma da Água)

Canção original: “This Is Me” (O Rei do Show)

Ator (comédia ou musical): James Franco (O Artista do Desastre)

Atriz coadjuvante de minissérie ou filme de TV: Laura Dern (Big Little Lies)

Animação: Viva: A Vida é uma Festa

Atriz coadjuvante: Allison Janney (Eu, Tonya)

Roteiro: Três Anúncios Para um Crime

Filme estrangeiro: In The Fade (Alemanha)

Ator de minissérie ou filme de TV: Ewan McGregor (Fargo)

Série de TV (comédia ou musical): The Marvelous Mrs Maisel

Ator de série de TV (comédia ou musical): Aziz Ansari (Master Of None)

Prêmios especial Cecil B. DeMille: Oprah Winfrey

Diretor: Guillermo Del Toro (A Forma da Água)

Minissérie ou filme de TV: Big Little Lies

Atriz (comédia ou musical): Saoirse Ronan (Lady Bird – A Hora de Voar)

Filme (comédia ou musical): Lady Bird – A Hora de Voar

Ator (drama): Gary Oldman (O Destino de uma Nação)

Atriz (drama): Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime)

Filme (drama): Três Anúncios Para um Crime

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s